Programa Morar Bem DF – Um dos sonhos mais comuns das pessoas é, sem dúvida, ter a própria casa e se livrar de vez do aluguel. Adquirir um imóvel é um dos maiores investimentos em longo prazo que alguém pode realizar.

Entretanto, nem todo mundo possui condições financeiras suficientes que permitam realizar facilmente esse sonho. Graças a programas governamentais como o “Minha Casa, Minha Vida”, milhares de pessoas já conseguiram ou estão adquirindo suas residências por meio de condições facilitadas de pagamento.

Programa Morar Bem DF

Campanha do Governo do Distrito Federal

No post de hoje, não falarei sobre o “Minha Casa, Minha Vida”, mas sim sobre o programa Morar Bem DF, o qual é direcionado às pessoas que se encontram no Distrito Federal e pretendem adquirir uma casa. Sendo assim, se você mora nesta região ou conhece alguém de lá que pode se interessar pelo programa precisará ler este artigo na íntegra para saber todos os seus detalhes.

O que é o Programa Morar Bem DF

O Programa Morar Bem DF tem como principal objetivo o de facilitar a aquisição de casas populares pela população de baixa renda. O programa exclusivo do Distrito Federal teve a sua primeira edição ocorrida no ano de 2011, quando na época foram abertas as inscrições direcionadas as famílias interessadas em concorrer às vagas disponibilizadas nos condomínios que começaram a ser construídos por meio de uma parceria entre a iniciativa privada e a pública.

Os conjuntos habitacionais construídos para o Programa Morar Bem DF são entregues as pessoas beneficiadas devidamente estruturadas com as instalações prontas de luz, água e esgoto. Veja a seguir quem pode pleitear uma moradia através do programa.

Quem tem direito

Como o programa foi criado com o intuito de facilitar a vida das pessoas mais carentes a realizarem o sonho da casa própria, ele possui alguns requisitos, os quais servem como uma espécie de filtro para auxiliar na seleção de pessoas que realmente merecem ser contempladas.

Abaixo você pode verificar quais exigências devem ser seguidas para participar do programa:

  • Ser maior de idade ou emancipado de acordo com a lei;
  • Não ser beneficiário de nenhum outro programa habitacional do Governo;
  • Morar durante o período mínimo de cinco anos no Distrito Federal;
  • Não ter sido proprietário ou comprador de algum imóvel no Distrito Federal;
  • Fazer parte de um grupo familiar que tenham renda bruta máxima de 12 salários mínimos.

CONFIRA TAMBÉM:

Cadastro

As pessoas interessadas em participar do Morar Bem DF que se enquadram nos requisitos dispostos no item anterior devem fazer um cadastro diretamente no portal da CODHAB.

Quando o novo prazo de inscrições for aberto, todos os detalhes do programa serão disponibilizados, inclusive quais são os empreendimentos que estão sendo construídos no projeto e que se pode escolher até três que mais lhe agradarem.

Portal Codhab

Portal Codhab

Pontuação

Segundo as regras definidas pelo programa Morar Bem DF, os critérios de classificação e/ou pontuação são os seguintes:

  • 4 mil pontos: tempo de residência no estado.
  • 1.500 pontos: tempo de inscrição no Cadastro Habitação.
  • 500 pontos por membro (podendo acumular 2.500 pontos): número de dependentes.
  • 1.500 pontos: membros da família com condição especial ou com mais de 60 anos de idade.
  • 500 pontos: renda familiar bruta mensal.

Morar Bem Lista

Após realizar a sua inscrição no programa, é possível ficar por dentro de todas novidades e informações, que são disponibilizadas no site do CODHAB do DF e que se pode conhecer melhor através deste link (http://www.codhab.df.gov.br/pagina/43).

Antes, as listas eram organizadas de forma separada, mas desde o dia 29 de Maio, as listas de Relação de Inscrição Individual (RII) e a Relação de Inscritos por Entidades (RIE) foram unificadas. De todo modo, o acesso às listas ficou bem mais fácil e simples.

Recadastramento

O recadastramento é um momento muito importante e que auxilia a CODHAB a combater e eliminar qualquer tipo de ilegalidade possibilitando aos beneficiados uma moradia mais segura frente a qualquer órgão privado ou público.

Sendo assim, você deve ficar atento ao comunicado do CODHAB, pois o mesmo lhe exigirá uma nova inscrição em substituição a anterior.

Não perca nenhuma novidade. Cadastre e nos siga nas Redes Sociais.