O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um dos programas trabalhistas desenvolvidos pelo Governo Federal mais importantes. Através dele, o trabalhador é amparado em caso de demissão sem justa causa. Confira tudo sobre o programa Caixa FGTS 2021 no artigo abaixo.

O Fundo de Garantia é voltado para a parcela de trabalhadores que possuem seus contratos regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e outras categorias especiais. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre este importante programa que recentemente foi assunto de vários telejornais e blogs. Me acompanhe!

Caixa FGTS

Caixa FGTS

Quem tem direito ao Caixa FGTS

Como o FGTS nasceu com o intuito de proteger o trabalhador de possíveis abusos por parte do empregador, ele possui algumas regras referentes à quais tipos de trabalhadores podem contar com o Fundo de Garantia. Veja a seguir quais são as categorias que possuem o respectivo direito ao programa Caixa FGTS:

Quem tem Direito ao FGTS

Quem tem Direito ao FGTS

  • Trabalhadores formais que possuem contrato regido pela CLT;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores avulsos e temporários;
  • Safreiros (que exercem o seu trabalho de caráter rural somente em período de colheita);
  • Atletas profissionais;
  • Diretor não empregado (opcional);
  • Empregado doméstico (opcional).

Consulta Caixa FGTS

O trabalhador poderá acompanhar o seu FGTS que funciona como uma espécie de poupança, ou seja, recebe depósitos todos os meses que devem ser realizados obrigatoriamente pelo empregador.

Desta forma, quanto mais tempo você deixa a sua conta do FGTS “parada” melhor será o seu saldo, pois além dos depósitos, o Fundo de Garantia recebe juros que ajudam no rendimento da conta.

Mas para isso é importante que você acompanhe todos os meses e verifique se os depósitos estão sendo realizados corretamente para que o seu direito não seja violado e acabe tendo prejuízo. Continue comigo que irei te mostrar como consultar o saldo e o extrato do seu beneficio.


Saldo FGTS

Você pode fazer a consulta saldo FGTS 2021 através do telefone ou então pela internet (que é mais fácil e rápido do que se dirigir até uma agência da Caixa). Caso prefira a primeira opção é só ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar ao atendente a consulta do seu benefício.

Mas se preferir pela internet é só acessar o site da Caixa por meio deste link (https://servicossociais.caixa.gov.br/) e informar os dados solicitados. Logo uma página será aberta com todos os detalhes sobre o seu benefício.

Consultar Saldo FGTS

Consultar Saldo FGTS

Outra alternativa bastante viável é por meio de aplicativo da Caixa disponível para os principais sistemas operacionais: iOS, Android e Windows. Vale lembrar que o app é gratuito.


Extrato FGTS

O acesso ao extrato do seu FGTS é bem simples, o qual pode ser realizado:

  • Nas agências da Caixa ou nas Casas Lotéricas;
  • Por telefone;
  • Ou então pela internet.

No primeiro caso é só apresentar o seu Cartão Cidadão ao atendente ou então fazer o procedimento direto no caixa eletrônico.

Por telefone é só ligar para o 0800 726 0207 que é a Central de Atendimento do banco e que funciona de segunda a segunda e 24 horas por dia. E, pela internet, é só acessar o site da Caixa e procurar a opção FGTS. Lá você encontrará o botão que dará acesso ao seu extrato.


FGTS Inativo – Calendário

Os aniversariantes de janeiro a maio já podem realizar o saque do seu FGTS Inativo. Já os nascidos entre os meses de junho a agosto tiveram recentemente a liberação do saque que foi no último dia 12 de maio.

Calendário FGTS Inativo

Calendário FGTS Inativo

Os aniversariantes de setembro, outubro e novembro poderão sacar a partir do dia 16 de junho, por fim, os nascidos em dezembro terão o benefício liberado após o dia 14 de julho.

Agora se possui conta na Caixa é só conferir, dentro das datas apresentadas no calendário, se o seu FGTS foi depositado em conta, cujo procedimento é mais seguro e cômodo para você!


Cálculo FGTS

Muitos trabalhadores possuem dúvidas a respeito do cálculo FGTS, mas saiba que não é difícil. O valor depositado mensalmente pelo empregador é referente a 8% do salário pago ao funcionário. Porém se você faz horas extras deve considerar esses detalhes a efeito de cálculo,  como se:

  • Possui adicional de periculosidade ou insalubridade;
  • Trabalho noturno;
  • Férias e;
  • 13º salário.

Agora que você já sabe é só acompanhar o seu beneficio mensalmente. Ah, aproveite que chegou aqui e deixe a sua curtida no botão abaixo.