O seguro desemprego é um benefício trabalhista de seguridade social, pago a trabalhadores que perderam o emprego sem justa causa, e não conseguem arranjar novo trabalho. O agendamento do Seguro Desemprego 2021 é obrigatório para solicitação do benefício em capitais e cidades importantes brasileiras, para evitar filas e tumultos nos postos de atendimento responsáveis pela concessão do benefício. Em breve, o agendamento do Seguro Desemprego 2021 será obrigatório em todas as cidades do Brasil, como medida de organizar as solicitações do benefício.

O agendamento do benefício é feito através do portal do Ministério do Trabalho e Emprego, e é bom que você fique atento: Quanto mais rápido você agendar o seu benefício, mais rápido iniciará o seu período de pagamentos, por isso não perca tempo e agende já, caso você tenha direito! Confira abaixo as regras para entender como fazer o seu agendamento do benefício.

agendar seguro deempregoaGENDAR sEGURO dESM

Agendamento Seguro Desemprego

Agendamento Online do Seguro Desemprego

Para realizar o agendamento online do seu benefício, é simples.

Através do site do Ministério do Trabalho, você poderá fazer o agendamento, não só do seu seguro desemprego, como também de outros serviços importantes:

  • Emissão de carteira de trabalho;
  • Homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho;
  • Entre outros.

Veja a seguir o passo a passo do agendamento Seguro Desemprego online:

  • Acesse o Sistema de Atendimento Agendado do Ministério do Trabalho e Emprego, disponível através DESSE LINK;
Agendamento Seguro Desemprego pela Internet

Agendamento Seguro Desemprego pela Internet

  • Escolha a unidade onde deseja agendar o seguro desemprego, assim como a data disponível;
Informe os dados necessários

Informe os dados necessários

  • Após isso, você irá visualizar um formulário de preenchimento. As demais etapas serão liberadas somente após o preenchimento da primeira.
  • Por fim, você deverá selecionar o melhor dia e horário para se direcionar a agência.
Finalize selecionando dia e horário

Finalize selecionando dia e horário

No momento da digitação dos seus dados pessoais, será exigido:

  • Seu nome completo;
  • Telefone de contato;
  • Data de nascimento e;
  • Número do seu CPF.

Ao fim do processo do agendamento Seguro Desemprego você deverá informar um código de segurança e então clicar em “Agendar”.

LEMBRE-SE: Para realizar o agendamento do auxílio Desemprego é obrigatório que o solicitante esteja dentro do período de entrada, ou seja, desde o 7º dia de dispensa até o 120º dia após ter sido demitido.


Quem pode receber o Seguro Desemprego

As regras para o recebimento do Seguro Desemprego foram alteradas recentemente. Antes, para ter direito ao benefício, bastava ter cumprido 6 meses de trabalho com carteira assinada para ter direito a receber o benefício. Agora a regra é um pouco diferente:

A nova regra do seguro desemprego trata diferentemente quem solicitou o benefício pela primeira, segunda e terceira vez:

  1. Para solicitar o Seguro desemprego pela primeira vez, é necessário ter trabalhado por pelo menos 12 meses. Mas quanto mais tempo tiver trabalhado, maior será o número de parcelas do seguro-desemprego;
  2. Para solicitar o benefício desemprego pela segunda vez, é necessário ter trabalhado por ao menos 9 meses para ter direito a receber o benefício;
  3. Somente a partir da terceira solicitação do seguro desemprego será possível agendar o seguro desemprego com apenas 6 meses trabalhados.