Agendamento RG

Antigamente para tirar a primeira ou segunda via do documento de identidade era preciso comparecer a qualquer posto de atendimento do Poupa Tempo, Detran ou da Polícia, dependendo do Estado em que você reside. Mas isso acabou, pois hoje é possível fazer o agendamento RG sem precisar sair de casa, e sem precisar enfrentar filas longas e horas de espera. Confira o passo a passo para realizar o agendamento RG.

Agendamento de Identidade

Agendamento de Identidade – Veja como agendar o seu RG

Lembrando que o RG é um dos documentos mais importantes do cidadão Brasileiro, só com ele o brasileiro tem acesso a:

Agendamento RG

Como a tecnologia teve um avanço bem significativo, serviços como o agendamento do RG também podem ser realizados através da internet. Dessa forma, se torna possível atender um quantitativo já esperado e estabelecido com o agendamento realizado pela a internet.

Sendo possível agendar o dia e horário que poderá comparecer ao estabelecimento para a solicitação e retirada seu RG (Registro Geral), que é um documento pessoal de uso intransferível, com foto, que contém suas principais informações pessoais.

O agendamento pode ser realizado pela a internet ou por telefone.

Agendamento RG – Como Fazer

Agendamento RG – Como Fazer

Agendar a Carteira de Identidade pela Internet

O primeiro passo é saber qual órgão no seu Estado é o responsável pela emissão dos documentos de identidade, pois essa atribuição varia de acordo com estado. Os principais órgãos que realizam a carteira de identidade são:

  • Poupa-Tempo, nos estados onde está disponível;
  • No Detran;
  • Em unidades da Polícia civil, em estados onde esse é o órgão responsável.

Uma vez que você saiba qual o órgão responsável pela emissão do documento de identidade, basta acessar o portal oficial pela internet e verificar se é necessário o agendamento para fazer o documento.

Documentos necessários para o agendamento da Identidade

Os documentos necessários para a solicitação do RG são:

  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • Foto 3×4 -Recente
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original
  • Certificado de Reservista – original
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – original

Obs.: A foto é necessária SOMENTE em alguns Postos, nos demais será coletada durante o atendimento.

Todos os documentos acima devem ser apresentados originais e copias.

Segunda Via do RG

A primeira via do documento de identificação é gratuita, já a segunda via é R$ 33,86 (taxa cobrada no Rio de Janeiro). As taxas cobradas para a emissão do documento podem variar de acordo com a unidade da Federação.

É possível a retirada da segunda via gratuita do documento em caso de roubo. Para isso, você deve agendar o serviço e comprovar o roubo do documento com o Boletim de Ocorrência (BO).

Vale ressaltar que faltando ao agendamento por algum motivo você deverá realizar o mesmo processo para reagendar. É importante o seu comparecimento, pois o agendamento é bastante disputado. Caso aconteça um imprevisto você é você não pode comparecer, efetue o cancelamento no prazo de 24 horas de antecedência a data que foi concluída o seu agendamento.