A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento de extrema importância para a vida profissional de um trabalhador, seu histórico profissional é registrado nela, desde do seu primeiro emprego até o ultimo com vínculo empregatício em contrato de trabalho regido por CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Com o avanço continuo da tecnologia os órgãos públicos e outras entidades tiveram que ser adequar as novas facilidades que a informática oferece, sendo assim agora e possível realizar o agendamento da Carteira de Trabalho de maneira totalmente informatizada, e o melhor sem sair de casa. Abaixo você poderá conferir como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho.

Agendamento de Carteira de Trabalho

Agendamento de Carteira de Trabalho – Veja como e onde agendar CTPS do trabalhador

A carteira de trabalho também registra todos os benefícios concedidos ao trabalhador como:

  • Férias;
  • Contribuição sindical e;
  • Anotações importantes.

Como Agendar a Carteira de Trabalho

Essa implantação foi benéfica para todos, pois agora evita o tempo de espera, evita a lotação nos estabelecimentos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), além de evitar filas. Dessa forma, é possível evitar diversos problemas, e resolver todas as questões necessárias no mesmo dia, o que não era possível anteriormente.

Nem todos os municípios do Brasil seguem esse procedimento de agendamento, para você saber ser a sua cidade está incluída nesta lista você pode:

  • Acessar o site do MTE e consultar: http://saaweb.mte.gov.br;
  • Verifique as cidades que estão dentro dos parâmetros para a realização do agendamento.

Caso sua cidade não esteja incluída para o agendado isso significa que você não precise agendar, é só comparecer ao estabelecimento de atendimento do MTE portando todos os seus documentos pessoais para que possa fazer a solicitação do documento.

Como Agendar a Carteira de Trabalho

Como Agendar a Carteira de Trabalho

Agendamento Carteira de Trabalho pela Internet

É muito realizar o agendamento da Carteira de Trabalho de forma, online, basta que você tenha acesso a internet. Veja no passo a passo abaixo como é rápido e simples:

  • Acesse o site do MTE, clicando neste link;
  • Selecione o seu estado, ou seja, onde deseja que o atendimento seja realizado;
  • Após selecione também o seu município;
  • O tipo de agendamento que deseja resolver no estabelecimento, neste caso em especifico é agendamento para carteira de trabalho;
  • Digite o código de segurança;
  • Por fim, clique na opção prosseguir.
Agendamento Carteira de Trabalho pela Internet

Agendamento Carteira de Trabalho pela Internet

  • Depois de ter realizado o procedimento de preenchimento correto o sistema solicitara algumas informações pessoais;
  • E então, serão disponibilizados na página seguinte as datas e horários disponíveis para realizar o agendamento.
  • Escolha o dia e horário que seja da sua preferência e clique em finalizar.

Após isso aparecerá a sua confirmação de agendamento realizado com sucesso, agora e só comparecer na data e hora agendado nos postos de atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Documentos Necessários para Agendamento da CTPS

Para realizar o agendamento desse documento, é necessário que você tenha em mãos os seguintes documentos que vão te permitir agendar um horário:

  • Um documento de identificação com foto (preferencialmente o RG);
  • O seu CPF;
  • A sua carteira de Trabalho.

Além disso, para fazer a carteira de trabalho, é necessário que você tenha em mãos o seu número do PIS. Caso você ainda não possua esse documento, será necessário realizar o seu Cadastro PIS em uma agência da Caixa ou pela internet.

Dicas Importantes ao Agendar a CTPS

Caso aconteça algum problema e você não possa comparecer na data e horário agendado, você precisará realizar outro agendamento no mesmo site onde agendou pela primeira vez.

Uma dica importante para este agendamento é tentar fazer depois de meia noite, é neste horário que o MTE disponibiliza as datas e horários. Durante o dia o acesso no site são inúmeros, por conta do congestionamento muito vezes você não consegue acessa-lo.

Atenção: Você sabia que além da carteira de trabalho ainda é possível agendar outros documentos como a sua identidade? Clique aqui e descubra como!